quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ARTE E TECNOLOGIA

                     Alguns exercícios  simples e interessantes de fazer, envolvendo arte e técnologia, desenvolvidos da disciplina que leva o mesmo nome com o professor Tirotti (Univille). Todas as filmagens de criação foram realizadas com uma camera de fotografar e filmar comum.

Nº atividade: 01
Objetivo: aproveitar temática abordada pelo cinema com atividade para sala de aula.
Filme referência: Dona Cristina Perdeu a Memória 

1] Preparar a ficha técnica completa do filme:
Ficha Técnica
Estado: Em DVD
Título Original: Dona Cristina perdeu a memória
Gênero:Curta, Ficção, Nacional
Direção: Ana Luiza Azevedo
Roteiro: Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado, Rosângela Cortinhas
Produtores: Luciana Tomasi, Nora Goulart
Fotografia: Alex Sernambi
Edição: Giba Assis Brasil
Direção de Arte: Fiapo Barth
Trilha original: Gustavo Finkler
Empresa(s) produtora(s) Casa de Cinema PoA
Elenco:Lissy Brock (Dona Cristina) Pedro Tergolina (Antônio)
Estreia no Brasil: 2002
Estreia Mundial: 2002
Duração: 13 minutos
Cor: colorido
Bitola: 35 mm
País: Brasil

2] Buscar curiosidades sobre a produção do filme:
Pedro Tergolina (Antônio), hoje faz personagem cego na malhação, nunca fez teatro e confunde o expectador quanto a realidade de sua deficiência(...)

3] Apresentar temas relevantes do filme:

Velhice, respeito, ética, transpor barreiras (...)

4] Sugerir atividades de aproveitamento do filme exibido em sala de aula.
a) educação e sensibilização acerca do envelhecimento;
b) investigação e entendimento sobre o Mal de Alzheimer;
c) sugestão de pesquisa filosófica acerca da memória, consciente e inconsciente e imaginação ( ler Chauí)

Nº atividade: 02
Objetivo: prática em captura de vídeo, reconhecer enquadramentos, Atividade individual.
Com uso de câmera de vídeo digital, gravar 2 [dois] planos para cada um dos seguintes enquadramentos:
1] Plano Geral - PG
2] Plano Americano - PA
3] Closed – CL e
4] Plano Detalhe [Big Closed] – DT
Importante:Os planos devem ter a composição coerente com as características do uso de cada um deles.

RESULTADO:

Nº atividade: 03
Objetivo: aproveitar temática e características técnicas utilizadas no filme Corra Lola corra

Apontar na resenha os tópicos:
1] Ficha técnica completa do filme;
2] Apresentar temas relevantes do filme ;
3] Comentar a estrutura técnica do filme e
4] Sugerir atividades de aproveitamento do filme exibido em sala de aula.

 Nº atividade: 04
Objetivo: prática em captura de vídeo, reconhecer enquadramentos e movimentos de câmera
Observação: Atividade individual


Com uso de câmera de vídeo digital, gravar 3 [três] planos contendo:
Plano 1] movimento tilt de baixo para cima, inicio e final com plano com enquadramento
detalhe - DT
Plano 2] movimento panorâmico – PAN – da esquerda para a direita, inicio com
enquadramento closed – CL – e final com enquadramento plano geral – PG.
Plano 3] movimento travelling da direita para a esquerda, inicio com enquadramento plano
americano – PA – passando por enquadramento em plano geral – PG - e final com
enquadramento plano closed – CL.
Importante: Os movimentos devem ser suaves e os enquadramentos devem ter a
composição coerente com as características do uso de cada um deles.
Nº atividade: 05


Objetivo: prática em captura de vídeo, exercitar a gravação de um pequena história com a gravação de planos em sequência.
Com uso de câmera de vídeo digital, criar uma pequena narrativa sobre o trajeto de uma pessoa. A gravação deve ser na ordem estabelecida pela história e deve conter as seguintes situações:



1] o personagem deve sair de um local e chegar em outro diferente;

2] em algum dos planos deverá aparecer um objeto que se identifique com o local de origem;

3] durante o trajeto deverá acontecer uma situação estranha à história e

4] criar uma referência para identificar o tempo em que aconteceu o trajeto.


Importante: o tempo, solicitado no item 4, deverá ter uma relação com a história contada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário