quinta-feira, 26 de maio de 2011

PARALISAÇÃO 25/05/2011

Professores queimam seus diplomas em ato símbólico de protesto.


PARANDO PARA PENSAR:  

             A muito que a educação é mercadoria. É só a comunidade se interar de que forma seus filhos "passam" de ano escolar. Mérito, ou números. Tem escolas em que aluno não reprova, mesmo estourando faltas e nem possuindo caderno. Isto é educação de qualidade?
             Muitos saem da escola, analfabetos funcionais. Perde-se o interesse por aprender, o sistema faz isso. Alunos dizem que não precisam estudar, pois anos consecutivos são empurrados para outras séries. Afinal, não se pode passar do índice de reprovação. Para isso possuímos diretores partidaristas indicados que garantem que o índice seja mantido. Temos que fazer bonito, tirar o Brasil do analfabetismo. Nem que para tal, tenha-se que mascarar a realidade, "mentir" sobre a real intensão. Não concordo com reprovação, mas concordo com merecimento.
             Agora, vamos pensar um pouco mais. Que mensagem um governo passa ao povo, quando diz que diplomas em nível superior tem o mesmo peso que uma formação de nível médio. Pior ainda quando estes são educadores. Que "tipo" de profissional vamos ter em nossas salas de aula, se a busca por aperfeiçoamento já não tem mais valor? Para dar mais pistas de onde quero chegar, que formação este aluno terá? Que cidadão votante teremos daqui alguns anos?
             Esta ditadura silenciosa me mata. A tempos quero gritar. E o povo continua, vendendo seu voto, se preocupando com a vida alheia. E os alunos? Sem querer ler. Trabalho? Pra quê? Não estudam para prova, afinal "a gente sempre passa mesmo".             
              Um aluno que se formou no ensino médio no ano passado, me mandou uma mensagem, dizendo básicamente que não adiantou nada meus sermões, que curtiu ao máximo, enrolou o que pode e passou igual aos outros que se dedicarão. Não me dignei a responder naquele momento. Agora respondo com uma pergunta, coisa de filósofo, passou mesmo igual aos outros?
             Ontem, encontrei um senhor no ponto de ônibus, que previu o fim do mundo em 2012, mais um profeta Jaraguaense. Conversou comigo dois minutos e saiu resmungando, bravo com minhas teorias existenciais. Já preveram no século dezoito o fim das artes, o fim da filosofia. O governo, com seu sistema educacional, está prevendo o fim da Educação.
             Ao final me questiono, a sociedade vai assistir a tudo isso em silêncio?



Nenhum comentário:

Postar um comentário