domingo, 1 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO



           Quando da data do meu aniversário no ano passado, me presenteei com um texto que construí em menos de quinze minutos, um passeio pelos meus sentimentos nos trinta e dois anos de vida. 



FELIZ ANIVERSÁRIO I - 2010

         Na proximidade dos trinta e dois anos, fico imaginando as questões acerca das mudanças ocorridas no meu “SER” aos doze, aos vinte e dois, e agora aos trinta e dois. Digo sem titubear que a maior mudança é o PESO.
         O peso da responsabilidade que tenho aos trinta e dois, não chega nem perto ao descomprometimento que eu tinha aos doze. Hoje sou chefe de família, Pãe, muitos dependem de mim, são mais de quinhentos alunos, fora amigos, inimigos, não posso decepcioná-los, colegas de curso, amores, desamores, animais de estimação, ufa....
         O peso do conhecimento, não há como comparar, descobri o “Cogito”, as artes visuais, teatro e dança, nossa! Já faz vinte anos; li centenas de livros, na lista estão outros milhares, não vejo o final dos estudos, termino um curso, começo outro, “Doxa” pra mim passa longe, meu negócio é reverberar.
         O peso da consciência, ai, ai, como dói, não estou encarcerada, nem fui jamais multada, mas sou julgada todos os dias pela minha consciência que inconscientemente teima em me apontar, pelos erros que cometi caminhos que desviei, e foram tantos que sujaram minha alma, porém, já me redimi. Graças aos erros meus hoje construí um outro EU. Gosto mais deste. O SER que sou EU.
         O peso corporal, melhor ficar pelo não dito, ou como diz HANG, colega do curso de filosofia, lembrando Freud, “as coisas não são o que são, mas o que representam pra nós”.
         Que seja assim, se cuidem que estou passando. Feliz aniversário pra mim. Rima pobre de coração nobre.
Déa Maffezzolli


Em doze meses minha necessidade de escrever cresceu absurdamente, então me presenteio mais uma vez, deleite para meu ego, prazer físico ao término da escrita.



FELIZ ANIVERSÁRIO II - 2011

De inicio reis inteligentes e justos (meu pais) guiaram os primeiros anos de minha vida num ritmo que eles consideravam equilibrado, numa perfeita harmonia entre o ideal e o real, sim, minha infância foi como a ARTE GREGA, afinal, “o homem é a medida de todas as coisas”.
Conforme crio consciência de Ser, percebo a influência da arte PALEO CRISTÃ, sempre presentes os ensinamentos de Jesus, e símbolos religiosos, influência de minha mãe até os dias de hoje.
Não me orgulho nada da IDADE MÉDIA da minha vida, marcada pela economia e pelo comércio, melhor pular esta fase e deixá-la na escuridão mesmo.
Mas se há a possibilidade de RENASCER, e resgatar a dignidade do ideal humano, retorno aos gregos através da Filosofia, e sigo em frente num pensamento racional agora neoclássico.
Tento manter sempre o meio termo e compreender as forças antagônicas, repasso o que compreendo como correto, equilibrada entre sentimento e razão, esse contraste da luz e da sombra, este efeito de ilusão, só podia ser o BARROCO, passando pela minha vida.
Ainda não consegui compreender, se eu passei pela arte ou ela que passa por mim.
Frivolidade também faz parte, como gosto de encenar! meu sangue dança dentro de mim, é o elemento decorativo que minha pessoa repassa, mas há mais, muito mais, permita-se me conhecer, sou uma cena erótica cheia de elegância, sou ROCOCÓ.
Mas não vivo só dos sentimentos, quero mais, e quando todos achavam que me calei, gritei mais alto ainda “liberdade, igualdade e fraternidade” fiz revoluções, mudei cursos de vidas, não só da minha, mas de quem ao meu redor estava, e ao contrário do que se esperava, priorizou-se ainda mais a valorização dos sentimentos e da imaginação, estou no ROMANTISMO.
Pulo de um período a outro sempre em construção transcendental, me encontro fera, no FOVISMO, prova disto é este texto que passa pelos teus olhos, adentra seu consciente e penetra no inconsciente impregnando você. Minhas sensações primárias, aparecem nos textos quase viscerais, e olha que não publico nem metade do que escrevo, muito está guardado para livros futuros, impulso do instinto.
Passo correndo pelo CUBISMO, e o SURREALISMO deixo pra sonhar, e me dou conta que minha vida toda, assim de graça eu não posso revelar. Então penso numa conclusão e ela chega tão rápido que não deu tempo nem de pestanejar. Que rima besta que surgiu agora, mas não estou afim de modificar. Rssss
Sem rodeios quero te dizer, quando ao final da minha vida eu chegar, sei que tudo não passou de uma grande INSTALAÇÃO, ficarei apenas nos olhos de quem conviveu, na memória dos que ajudei a construir, no registro das vidas pelas quais passei e assim me transformarei numa PINTURA METAFÍSICA, pois deixarei a impressão do grande mistério que foi a minha vida, a sombra sedutora de meu eu, cores ricas e profundas na minha forma de lecionar, a plástica despojada e escultural da minha forma de viver e pensar, chegando desta forma ao sobrenatural.
E pra quem acha que a linha da minha vida na história não deu conta de superar o tempo, respondo que ainda há tempo, e mais, já sei que o tempo é que não cabe na linha da minha vida, e se assim o for, a tempo arrumarei tempo, para no tempo eternamente permanecer.
                                                                                                Déa Maffezzolli

3 comentários:

  1. otimos textos,adorei! parabéns pelo seu niver, td de bom! ;)

    ResponderExcluir
  2. Não sei usar as palavras para descrever o quanto gostei desse texto. Como eu vi sentimento nele. E em partes lembrei do tempo que passei junto com você.
    É um texto muito lindo mesmo.
    E a cada dia que passa, eu sinto mais admiração por você!

    Te amo, tenho saudades!
    E feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos textos... Tem mais? =P
    Os textos ficaram ótimos!
    Feliz Aniversário... Seja ele quando for... Que dia é seu Aniversário?
    ...

    ResponderExcluir