domingo, 20 de novembro de 2011

ARTE POSTAL


                    Nos anos 60, muitas correspondências eram trocadas por artistas plásticos, nas quais compartilhavam criações entre si através do serviço de correios. A impressão artística era estampada no envelope através de colagem, fotografia e selo.
                    Mundialmente é conhecida como “mail art”, ou Arte Postal, nesta época, Ray Johnson criou a Escola de Arte por Correspondência, em Nova York, nos Estados Unidos. Ray Johnson costumava escrever uma carta no frente e verso do envelope, quebrando a privacidade de seu conteúdo.
                   Muitos artistas, além de usarem envelopes vazios, também colocavam obras de artes dentro dos envelopes customizados, dentre as obras enviavam colagens, pinturas, gravuras, fotografias, montagens, vídeos, carimbos, textos, entre outras expressões.
                   Portanto a arte postal não está atrelada somente a uma linguagem ou técnica artística. A arte postal é aquela que utiliza o correio como suporte e veículo para disseminação de um conteúdo artístico, surgida como alternativa aos meios tradicionais de exposição da arte.
                   No Brasil, a Arte Postal amadureceu na época da ditadura, podemos citar como nossos artitas expoentes o pernambucano Paulo Bruscky, que organizou em 1975, em Recife, a I Exposição Internacional de Arte Postal, censurada pelo regime militar.
                  Nos fins dos anos 80, esta arte perdeu força. Nos anos 90, com o advento da internet comercial, a Arte Postal passou a ser utilizada sob uma nova visão de participação através do e-mail e dos sistemas de compartilhamento de opiniões.

Fontes:http://www.oktiva.net/oktiva.net/1321/nota/16532
http://educacao.uol.com.br/artes/arte-postal.jhtmma

        Uma ótima atividade para realizar com os alunos, principalmente na era técnológica que estamos vivenciando.

ARTE POSTAL - parte da frente

ARTE POSTAL - Recebi da super carismática Eliane Baum - o que caracteíza a validação da arte postal, é a sua postagem, notem carimbos e selos.

ARTE POSTAL - parte frontal

ARTE POSTAL - este, recebi de uma moça chamada Eliane, Já não está mais frequentando o curso de Artes Visuais, mas sua marca foi deixada nesta lembrança.

ARTE POSTAL - parte frontal, com lantejoulas e colagem de papel de presente.

ARTE POSTAL - está fui eu quem mandou para a colega Lisângela Ribeiro, Fiz questão de carimbar as sapatilhas e estrelas que me representam.

ARTE POSTAL - colagem com tecido de cetim, cola com brilho e lantejoulas. Produção minha.

ARTE POSTAL - este foi para Jeniffer, colega da gostosa praia de Barra Velha, os colegas devolveram alguns postais para que a arte se perpetusse em lembrança.

ARTE POSTA -  está é da série SAPATILHAS, colagem de papel cartão, lápis de cor, cola com brilho.

ARTE POSTAL - mandei para Célia Ceschin, artísta plática conhecida por seus trabalhos e professora da cadeira de Gravura.

ARTE POSTA - inda da série SAPATILHAS, está se caracteriza pelos vazados.
ARTE POSTAL - foi especial este postal entregue a minha querida cunhada irmã Daniele.
  
ARTE POSTAL - da série SAPATILHAS, com lápis de cor, colagem de papel cartão, cola com brilho.

ARTE POSTAL -  a amiga conquistada pelo respeito mútuo, ELIANE MACIEL... amo!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário