De nada adianta desenvolver maravilhosos trabalhos artísticos e deixá-los jogados em qualquer local, que tal pegar aquela pasta preta e sem graça e dar uma trabalhada nela de forma a montar o local ideal que irá recepcionar seus belos trabalhos.
|
SERIGRAFIA - Pasta de frente |
|
SERIGRAFIA - verso da pasta |
|
SERIGRAFIA - Pasta
O desenho criado que servirá de base para serigrafar seguirá a ideia da série:" Sapatilhas" |
|
SERIGRAFIA - Este é o projeto. |
Logo, deve-se vasar três outros papéis, o que que dará forma as pernas, o que dará forma as sapatilhas e o que dará formas as estrelas.
|
SERIGRAFIA - Etapa 1 |
|
SERIGRAFIA - Etapa 2 - as estrelas |
|
SERIGRAFIA - Parte 3 : a sapatilha |
Vamos aprender um novo termo. P/A - prova do artista - é neste momento que podemos modificar alguma coisa que não nos agradou no trabalho. A forma de assinar também é deveras importante: no caso P/A , o que é o trabalho, que no caso é SERIGRAFIA, assinatura do artísta e ano em que foi realizado.
|
P/A Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
Passado pela prova do artísta e este não querendo fazer nenhuma modificação, agora vamos para a P/I: prova de impressão, que como o próprio nome nos diz, é a impressão que agora será analisada.
|
P/I Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
Se passado da prova do artísta e de impressão, agora é só serigrafar, notem que todas as impressões estão sendo feitas em papéis previamente preparados e coloridos. Aqui foram utilizados tintas de tecido, guache, aguada, colas coloridas e colas com brilho. As tintas forma passadas algumas vezes com rolinho pequeno de pintura, outras vezes com a ajuda de pincéis. Espuma, também pode fazer parte da preparação do papel. Demora um pouco para secar, aconselho que seja feito um dia antes da serigrafia.
|
1/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
A forma de assinar não pode passar em branco, da mesma forma que aconteceu com a postagem passada "carimbogravura", em serigrafia segue a forma de assinar. Na figura acima vemos 1/9, logo nos diz que é o primeiro trabalho de nove que virão, seguindo a forma do trabalho , que neste caso é SERIGRAFIA, a assinatura do artísta e o ano que foi realizado o trabalho.
|
2/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
|
3/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
|
4/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
|
5/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
|
7/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
|
Notem que assinei errado - 8/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
|
9/9 Serigrafia Déa Maffezzolli 2010 |
SUGESTÃO PARA UMA SEGUNDA ATIVIDADE
|
Allegorie de Soie - Salvador Dalí |
|
Landscape With Butterflies - Salavdor Dalí |
Partindo da apropriação de duas obras de Salvador Dalí, Allegorie de Soie e Landscape With Butterflies, criei um esboço, com a intensão clara de tranformar o desenho numa estampa para uma camisa. Mostrarei primeiro o tabalho final, depois as estapas, algumas vezes é interessante quebrar regras e sair do modelos tradicionais, Rssss....
|
Camisa vista de frente. |
|
Detalhe aproximado. |
|
Aproveitei e dei uma encrementada . |
|
Viata aproximada |
Agora, quer saber como eu cheguei neste resultado? Preste bastante atenção:
|
Esboço - Estudo das Obras - Salvador Dalí |
Agora começa o trabalho. Pegue uma armação de madeira de quatro lados, grampeie ou pregue com pregos um pedaço de voal. Repita o mesmo desenho numa folha de papel seda, coloque no voal e passe com o rolinho uma boa quantidade de tinta.
|
Nesta imagem, podemos observar o voal e o papel, após a ação de serigrafar. Pelo lado avesso. |
|
O mesmo material do lado pelo qual passamos a tinta, notem os vazados, são eles que fazem a arte acontecer. |
Vamos para o primeiro experimento. Como ainda não sei se o desenho e a montagem do quadro ficaram adequados ao que eu imaginava, fiz alguns testes em papéis diversificados, serigrafando de vários lados como forma de experimento, colando materiais diversos para testar.
|
Aqui, serigrafado em papel camurça. |
|
Aqui em papel presente, com utilização de cola colorida e com brilho |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário