domingo, 4 de dezembro de 2011

ISOPOGRAVURA


                 Sabe aquela bandeija de isopor que após utilizar a mercadoria normalmente você joga fora? Pois bem, ela também pode servir como material para produzir arte. Isopogravura, seguindo a linha do próprio nome, recebe como matéria prima o isopor. Sigo aqui, a mesma linha do processo criativo do segundo exercício de serigrafia, primeiramente me apropriei de duas obras de Salvador Dalí, (VEJA: http://deamaffezzolli.blogspot.com/2011/11/serigrafia.html ) Allegorie de Soie e Landscape With Butterflies.
              Nesta atividade artística de isopogravura, utilizo o estudo feito partindo das obras de Dalí, e recrio um novo risco, que segue no estudo abaixo.
ISOPOGRAVURA - Estudo 1

ISOPOGRAVURA - Estudo 2

ISOPOGRAVURA- Estudo 3
                  Algumas pessoas tem mais facilidade em definir quais linhas irão utilizar em seus trabalhos, outras não. Como é o meu caso, muitas vezes tenho que riscar muito, em muitas folhas de papel até chegar num resultado que me satisfaça estéticamente, pelo menos naquele instante. Depois de um tempo não é raro considerar os riscos imperfeitos e desconexos, sinal da busca pelo aperfeiçoamento constante.
                Utilizo o estudo 3 como minha fonte. Risco com um lápis sobre o isopor o desenho escolhido, com uma leve pressão, mas não com muita força para não ultrapassar o outro lado. Escolho as cores de tinta com as quais irei trabalhar, passo uma camada generosa de tinta sobre o isopor, tiro o excesso e pronto, é só gravar.
ISOPOGRAVURA - Isopor com o desenho
               Nesta primeira impressão, utilizei a cor marron sobre o papel seda:
1/3 Isopogravura Deá Maffezzolli 2010

                       Na segunda impressão, utilizei tinta marrom e preta sobre papel sulfite comum, somente gravei duas vezes em lados opostos. Notem como trabalhar com o isopor em várias posições, o mesmo desenho fica com aparência diferenciada, nem parece o mesmo isopor, eis a intenção.
2/3 Isopogravura Déa Maffezzolli 2010
             Na terceira e última atividade, optei pelas cores azul, vermelho e amarelo, e não tirei do isopor matriz o excesso de tinta, sempre é bom experimentar novas formas e maneiras de se fazer a mesma atividade, é assim que se destacam os grande artístas, fazer o mesmo de maneiras diferentes, ou melhor, criar inventando o novo em cima do que já existe.
3/3 Isopogravura Déa Maffezzolli 2010
                    Gostei tanto da atividade que resolvi criar uma segunda matriz, com o mesmo desenho , só que com texturas diferenciadas. Sempre utilizando um lápis delicadamente para que não ultrapasse o isopor.
ISOPOGRAVURA - matriz 2
              Neste primeiro trabalho com a segunda matriz, optei pelo preto e por tirar o excesso de tinta.
1/3 Isopogravura Déa Maffezzolli 2010
                 Já neste segundo, fiz o contrário, brinquei com o excesso de tinta. Obtive aqui um positivo e negativo sem a intenção de o fazê-lo. Isso é muiiiito legal. Quando as coisas simplesmente nascem!!!!
2/3 Isopogravura Déa Maffezzolli
           Brinquei com cores e excessos, era a última atividade mesmo então exagerei e gostei!
3/3 Isopogravura Déa Maffezzolli 2010
            Espero verdadeiramente ter ajudado com mais uma atividade, e que está seja curtida pelos alunos em sala de aula neste mundão afora. Grande abraço a todos os que entram aqui com frequência, meus amigos íntimos, aos brasileiros sempre de plantão, bem como os outros países, não querendo esquecer de ninguém, agradeço ao internautas dos Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Rússia, Itália, Cingapura, Canadá, Emirados árabes Unidos, China, Montenegro, Geórgia, Índia, Malásia, Letônia etc...



Até a próxima!!!















Um comentário:

  1. Muito bom!

    Dicas muito importantes, valeu mesmo. Já fiz isopogravura com meus alunos, mas não deu pra ir mais além. Espero que esse dê e sei que eles vão gostar.

    ResponderExcluir