domingo, 18 de dezembro de 2011

GOMA LACA - trabalhos artísticos


                      A Goma Laca deve ser dissolvida em álcool em proporções variáveis dependendo da utilização. Não use o álcool do posto de gasolina por causa do Etanol. É tóxico! O uso da goma laca é conhecido há pelo menos 2.500 anos. É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso.E  também de realizar excelentes trabalhos artísticos.                          
                      No caso dos trabalhos aqui realizados, utilizei um litro de alcool e fui adicionando quantidades generosas do pó de goma laca (fig.1), quando o liquido ficou numa coloração dourada, sabia que estava na hora de utilizar a anilina (fig.2). Atentem para várias situações, primeiro o preparado de goma laca deve ser guardado em um recipiente de vidro com tampa (fig.3), afinal pode haver evaporação, segundo a anilina utilizada deve ser a solúvel em alcool 96 graus, existem várias colorações e é você que decide a tonalidade, colocando mais ou menos anilina, terceiro e último, a goma laca não é bem aceita em materias porosos.


                  
                 Segue alguns exemplos de atividade que podem ser realizadas com materiais acessíveis. Explore a sua imaginação, a goma laca é um material que nos fornece muitas possibilidades, seca rapidamente, facilitando a apreciação do trabalho de forma imediata. Não deixe de experimentar, afinal, a vida é um experimento, e só devemos nos arrepender daquilo que temos grande medo de tentar, aí fica sempre a grande dúvida, será que poderia ser diferente do que está sendo agora? Será que eu não deveria ter tentado... Grande beijo a todos!!!

                                                
GOMA LACA - Mandala - tampa de plástico

GOMA LACA - sobre papel cartão

GOMA LACA - sobre lâmina de raio x

GOMA LACA - sobre lâmina de raio x

GOMA LACA - flores, folhas e galhos recortados de uma garrafa pet

GOMA LACA - forro de pvc branco

GOMA LACA - sobre um vidro, desenho com cola colorida preta

GOMA LACA - sobre papel cartão

GOMA LACA - sobre papel cartão

GOMA LACA - sobre papel cartão

GOMA LACA - sobre papel cartão

GOMA LACA - sobre papel cartão

GOMA LACA - sobre bandeija de isopor

GOMA LACA - sobre papel cartão com recortes

GOMA LACA - sobre vidro

GOMA LACA - sobre papel cartão

Um comentário: